Avatar

escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
13 nov 2020

Treinamentos corporativos: como utilizar a tecnologia a seu favor

Foi-se o momento em que o treinamento corporativo se resumia em: salas fechadas, apresentação de slides intermináveis e uma grande dose de sono.

Com o avanço da tecnologia, tudo ficou mais dinâmico. Agora é possível apresentar conteúdos personalizáveis e motivadores para que equipes participem mais desta importante ferramenta de aprendizado: o treinamento corporativo.

Desta forma, há um ganho para empresa e colaboradores. Um lado ganha com a aquisição de novos conhecimentos e evolução de carreira, o outro ganha com o aumento da performance e engajamento dentro das atividades corporativas.

O treinamento no cenário atual

O mundo muda constantemente. A evolução nas relações de trabalho e a velocidade com que as coisas acontecem, exigem uma adaptação constante do profissional no ambiente corporativo.

Contudo, essas mudanças exigem uma gestão de tempo ainda mais eficaz. Afinal, é preciso entregar resultados e ainda encontrar tempo para participar de treinamentos.

Segundo dados da Deloitte, durante o expediente, somos interrompidos, em média, a cada 5 minutos. E cerca de 66% das pessoas afirmam não ter tempo suficiente para terminar o trabalho.

Aliás, outro dado impressionante é: no geral, profissionais dedicam apenas 1% do tempo para desenvolvimento e treinamento. Isso representa algo em torno de 24 minutos por semana.

Como a tecnologia está a favor dos treinamentos?

A tecnologia oferece um dos itens mais desejados pelos profissionais: mobilidade e autonomia. Isso é fundamental para ser aplicado em treinamentos corporativos e desenvolvimento de equipes.   

Além disso, ela ainda proporciona:

1. Aceleração e precisão no desenvolvimento

Um dos grandes benefícios é a disponibilização dos treinamentos corporativos em plataformas digitais.

Com isso, cada pessoa pode evoluir à sua maneira, no seu tempo. Além disso, o treinamento digital tende a ser muito mais rápido e comporta muito mais colaboradores em uma sessão do que em uma sala, em estudos presenciais.

É uma forma de otimizar o desenvolvimento de equipes, gerando economia de tempo e reduzindo custos.

2. Mensuração facilitada

O uso de plataformas específicas para treinamentos corporativos ainda facilita a gestão de pessoas. Uma vez que são gerados indicadores do desempenho dos participantes, é possível entender a real eficácia e impacto que o treinamento está causando.

Além do mais, é possível fazer pequenos ajustes para tornar o aprendizado cada vez mais fluido, aumentando o engajamento na participação e nos resultados obtidos.

3. Personalização de conteúdo e aumento de performance

A facilidade do uso destas ferramentas ainda permite que sejam feitos diversos conteúdos personalizáveis, de acordo com cada grupo de necessidades da organização.

Desta forma, os treinamentos corporativos vão direto ao ponto: conteúdo específico, para as pessoas certas.

4. Maior engajamento dos participantes

Com conteúdos direcionados, dinâmicos e com a mobilidade necessária, o envolvimento dos participantes em treinamentos corporativos tende a melhorar.

A troca de uma sala escura com slides para um ambiente integrador e motivador, aumenta o nível de interesse e engajamento. Consequentemente, os resultados também sofrem evolução!

Gamefic: um facilitador dos treinamentos corporativos

Este tipo de tecnologia tem sido ainda mais procurado em tempos de pandemia. Afinal, muitas empresas estão atuando em regime home office. Algumas delas, inclusive, pretendem adotar este formato de trabalho permanentemente.

Neste caso, ter ferramentas que permitam o desenvolvimento e gestão de pessoas à distância é ainda mais produtivo.

A plataforma da Gamefic, por exemplo, proporciona cenários que vão de encontro com os benefícios citados acima.

Gestão facilitada

Com a plataforma da Gamefic, os treinamentos corporativos podem ser atualizados a todo momento.

Gestores têm acesso para inserir novos materiais e conteúdos relevantes, questionários e outros desafios para testar suas equipes. Desta forma, é possível manter um alto nível de atualização.

Treinamentos gamificados

A gamificação permite uma dinâmica diferenciada para os colaboradores. O uso de elementos de jogos facilita a retenção da atenção e, por consequência, aumenta o nível de aprendizado.

A evolução do conhecimento é medida por placares, e isso é um gatilho de motivação para que os participantes se dediquem ao máximo.

Reconhecimento e satisfação

Ainda mais, há o benefício da comunicação instantânea entre gestores e equipes. Desta forma, é possível implementar de forma mais contundente a cultura do feedback. Uma vez que bons desempenhos e resultados podem ser reconhecidos e recompensados dentro da plataforma.

Por fim, a tecnologia já é presença garantida nos treinamentos corporativos das principais empresas que buscam o desenvolvimento de suas equipes.

Como mostramos, os benefícios para empresas e colaboradores são grandes. É importante, principalmente, entender as necessidades da organização e dos times para aplicar a tecnologia de forma correta e tornar os treinamentos corporativos cada vez mais eficientes e produtivos. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER