Avatar

escrito por:
Rubens Melo

publicado em:
06 nov 2020

Isolamento social: como manter a saúde mental dos seus colaboradores?

O isolamento social causado pelo coronavírus nos trouxe uma nova realidade para o nosso trabalho e para nossas relações. O sentimento de incerteza, ansiedade, frustração, medo, tédio,são alguns dos sentimentos que as pessoas têm experimentado ao praticar o distanciamento social para ajudar no controle da disseminação do coronavírus (COVID-19). 

Quando o trabalho e a casa se tornam um só lugar, pode ser difícil manter os limites entre os dois. Problemas de se desligar do trabalho podem levar a relacionamentos pessoais diminuídos e perda de tempo que normalmente envolve atividades de lazer ou relaxamento.

Outro detalhe que deve ser considerado, durante o home office, é que o isolamento do local de trabalho também pode significar o isolamento de informações importantes e culturas positivas da empresa. Isso não apenas limitará a eficiência, mas também pode comprometer a sensação de segurança no emprego.

O que fazer para manter a saúde mental durante o isolamento social?

Como empregador, é seu dever proteger o bem-estar dos seus colaboradores, sem esquecer do seu próprio bem-estar. Com isso em mente, o que podemos fazer para garantir que nosso ambiente de trabalho seja favorável à saúde e à produtividade?

Crie um espaço profissional

Goste ou não, você não irá trabalhar bem sentado na cama com a TV ligada em segundo plano. Crie um espaço de trabalho profissional, com cadeira e mesa que não prejudiquem sua postura. Você também não precisa gastar dinheiro, mas é importante separar o trabalho e a casa, mesmo que seja dedicando um canto da sala para isso.

Mantenha um cronograma regular

Crie e mantenha uma rotina e um cronograma. Configure um espaço designado para você e cada membro da família trabalhar e aprender. Não se esqueça de incluir pausas periódicas para recarga em sua programação.

Fique conectado

Fique conectado com a família, amigos e os colegas de trabalho usando tecnologias como FaceTime, Skype, Google Hangout e outras opções de vídeo chamadas. Fale sobre seus medos e preocupações com pessoas que confia. Provavelmente, eles estão se sentindo da mesma maneira.

Pratique exercícios e mantenha-se ativo

Isso não é bom apenas para sua saúde física, mas também para sua saúde mental. Periodicamente, levante-se e ande pela casa. Caminhadas, corridas, alongamentos, o que funcionar melhor para você para reduzir o estresse e aumentar as endorfinas. Faça exercícios em casa ou na rua mantendo o distanciamento social e seguindo as medidas de proteção.

Mantenha-se informado

Conhecimento é poder, e é bom manter-se atualizado sobre o progresso feito no combate ao vírus. Mantenha-se informado sobre as últimas atualizações de fontes confiáveis. Mas é importante limitar o consumo dessas informações. Evite a exposição contínua a notícias, mídia e mídias sociais que podem aumentar a ansiedade, o estresse ou o pânico.

Distraia e redirecione

Envolva-se em atividades que beneficiem o seu bem-estar, proporcionem alegria e o distraiam dos desafios existentes. Isso pode incluir meditação e yoga, muitas vezes oferecidos gratuitamente online. Você também pode desfrutar de um diário, leitura, projetos de arte, cozinhar novas receitas, fazer exercícios de respiração, ouvir um podcast ou música calmante.

O que os gestores podem fazer para apoiar seus colaboradores?

Com muitas organizações exigindo que os funcionários permaneçam fora do escritório, é mais importante do que nunca incentivar e facilitar a comunicação regular com os funcionários. 

Aqui estão algumas dicas para gerentes e profissionais de recursos humanos no apoio aos funcionários para se manterem conectados ao local de trabalho e uns aos outros:

Mostre empatia e esteja disponível

Entenda que os funcionários provavelmente estão se sentindo sobrecarregados e ansiosos com as circunstâncias relacionadas ao vírus. Coloque-se à disposição de sua equipe para falar sobre medos, responder perguntas e tranquilizá-los sobre o trabalho e outras questões que possam surgir.

Fique conectado com as ferramentas de comunicação e reunião

Use as opções de reunião virtual com vídeo, como Zoom ou JoinMe, para check-ins regulares e para permitir que as equipes se conectem “cara a cara”.

Reconheça o impacto do isolamento e da solidão

Trabalhar remotamente pode fazer com que as pessoas se sintam isoladas, tornando mais importante checar rotineiramente com sua equipe, não apenas sobre o produto de trabalho, mas também como estão se saindo. A solidão pode levar à depressão e outros problemas de saúde mental. Esteja ciente das mudanças significativas que você pode ver na personalidade ou no produto de trabalho de seu membro da equipe, porque pode ser um sinal de que uma pessoa está lutando.

Incentive o treinamento online

Este é um ótimo momento para incentivar os funcionários a aprimorarem suas habilidades com o treinamento online. Também é uma boa distração se concentrar no aprendizado em vez de se preocupar com outras questões. Encontre treinamentos online e novas oportunidades de aprendizagem para recomendar aos funcionários.

Mantenha a comunicação 

Certifique-se de que você e sua equipe estejam por perto. O Facetime ou o Skype podem ajudar com isso se você estiver trabalhando remotamente. Há uma grande responsabilidade para as empresas serem mais inclusivas em suas reuniões, então comunique-se diariamente, se faça presente e mostre que está disponível. 

Aproveite para usar ferramentas de gestão para melhorar a colaboração e manter o fluxo de trabalho organizado e sob controle. Os gestores também podem aproveitar as vantagens de uma equipe virtual e manter a produtividade sob controle com a Gamefic.

Use uma ferramenta que permite registrar informações, organizar o trabalho e engajar a equipe de forma mais colaborativa. Experimente gratuitamente aqui.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER