Avatar

escrito por:
rubens

publicado em:
23 set 2020

A importância do feedback no dia a dia empresarial

Você lembra da Terceira Lei de Newton que diz que toda ação tem uma reação? E se a gente adaptar esta lei para as empresas de um jeito mais ou menos assim: “toda ação tem um feedback”? 

Se a cultura do feedback for implementada com sucesso, é possível imaginar um cenário de empresas com profissionais mais engajados, motivados e produtivos. 

Por que o feedback é tão importante assim?

O feedback é que uma reação do gestor em forma de avaliação para uma ação de um profissional. Desta forma, ele é responsável por pontuar alguma atividade ou atitude de um colaborador.

A cultura do feedback tem como principal objetivo a avaliação de performance, promoção do aprendizado e evolução no ambiente de trabalho. É uma forma de mostrar interesse e preocupação pelo desenvolvimento do profissional.

A importância do feedback é tão grande, que a sua prática ou não, pode definir o nível de entrega dos profissionais e o nível de sucesso da organização.  

Além disso, o feedback ainda pode oferecer diversos benefícios:

  • Aumenta integração da equipe
  • Maior confiança entre colaboradores e gestores
  • Oferece estímulo para o desenvolvimento
  • Melhora performance
  • Crescimento de produtividade
  • Ambiente mais saudável

Os tipos de feedback

Basicamente, existem três tipos de feedback.

O Feedback Positivo é aquele que todo profissional espera ouvir. Neste caso, são apontados as boas práticas, atitudes e resultados. Ele mostra que o gestor monitora não só os erros, como também os acertos do seu time, o que gera confiança e respeito. Isso ainda causa um impacto na produtividade e no engajamento. 

O Feedback Negativo é um dos mais difíceis de ser absorvidos. Ele serve para alinhar as expectativas e ajustar processos e comportamentos que estejam saindo do planejado. Para este tipo de feedback é fundamental ter uma conversa sincera e justa, para evitar causar desconforto e desmotivação. 

O Feedback Construtivo por sua vez, traz um pouco de cada dos casos anteriores. Este tipo de retorno mostra acertos, erros e possíveis soluções para os problemas enfrentados. Da mesma forma, ele gera confiança entre liderança e equipe, motivando os indivíduos a buscar soluções para o dia a dia. 

Qual a melhor forma de praticar o feedback?

Primeiramente, não existe uma fórmula mágica. Existem formas diversas de conversar e motivar equipes, uma delas é a gameficação

Os jogos têm sido bastante utilizados, principalmente em tempos de trabalho remoto. Uma vez que a plataforma proporciona a comunicação à distância, é possível também oferecer feedbacks e recompensas instantâneas para a equipe ou colaboradores. 

Esta é uma forma prática e motivadora para manter times unidos e focados nos objetivos. 

A ferramenta oferecida pela Gamefic, por exemplo, leva dinamismo, desafios e diversão para gestores e equipes. Isso é possível por meio dos jogos cooperativos e competitivos presentes na plataforma. 

Além disso, através de uma linha do tempo, é possível que o gestor faça um comentário positivo instantaneamente ou até mesmo ofereça uma recompensa, como moedas virtuais, avatares, para os profissionais que tenham destaque.

O feedback poderá ser dado a partir de indicadores-chaves de performance que os gestores podem acompanhar em tempo real. Assim, mesmo com o trabalho remoto, é possível manter a cultura ativa sem diminuir produtividade ou resultados.    

A gamificação é importante para gerar aprendizado e dar mais dinamicidade e engajamento para o ambiente de trabalho. Faça o teste e experimente a Gamefic

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER