Avatar

escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
12 nov 2020

Gamificação nas empresas: por onde começar?

As organizações são movidas por metas e objetivos.

O sucesso na conclusão, entretanto, depende do comprometimento e engajamento de quem deve executar as tarefas.

Neste sentido, é fundamental ter uma estratégia diferenciada para manter o foco e atenção dos colaboradores.

A gamificação tem sido muito utilizada para estes fins. Até porque, ela é uma ferramenta que adiciona elementos de jogos no dia a dia das pessoas e oferece uma nova dinâmica para a execução de tarefas.

Embora a gamificação esteja em alta, muitas empresas não conhecem o impacto do investimento em tecnologia e os benefícios causados pelos jogos no ambiente de trabalho.

Por isso, vamos dar dicas importantes de como identificar que é a hora de pensar em gamificação e por onde começar a implementar.

Primeiramente: a inovação e os benefícios

A gamificação faz parte de estratégias inovadoras para a motivação e engajamento de times. Ela é potencializadora de resultados no e-learning e traz diversos benefícios para o ambiente empresarial. Entre eles:

  • Melhoria do clima organizacional
  • Aumento da produtividade
  • Valorização da competição saudável
  • Oportunidade de feedback instantâneo
  • Desenvolvimento de habilidades
  • Recompensas por bom desempenho
  • Nível de aprendizado elevado
  • Cooperação e interação entre as pessoas

Vale lembrar que para sentir os reais benefícios, a gamificação deve ser bem pensada e estruturada antes de colocá-la em prática. Isso evita que seja encarada apenas como diversão e não como forma de evolução e desenvolvimento profissional.

Mas, afinal, por onde começar?

A implementação da gamificação em ambientes de trabalho vai muito mais além do que a contratação de uma empresa fornecedora da ferramenta. Ela não deve ser usada como forma de distração para os colaboradores.

Ou seja, a gamificação deve, primeiramente, ser necessária e fazer sentido para os seus objetivos. Vamos entender melhor nos tópicos a seguir.

Identificação de um problema

A gamificação é utilizada para suprir uma necessidade ou deficiência de uma empresa. Seja de motivação, engajamento ou evolução de conhecimento das equipes.

Neste caso, a empresa, juntamente com os gestores deve fazer um mapeamento das necessidades, entender o que deve ser melhorado para assim, começar a implementação dos jogos no ambiente de trabalho.

Defina um público

Após identificar a necessidade que a gamificação deverá atender, é fundamental apontar um público-alvo, uma persona. Com as características detalhadas de quem vai participar do processo de gamificação, a construção de uma narrativa que faça sentido para os usuários fica facilitada. Isso aumenta a identificação do problema e garante mais eficácia no desenvolvimento.

Tenha uma estratégia clara

O próximo passo é definir os resultados esperados com o uso da gamificação e os caminhos pelos quais a empresa deseja alcançá-los. Nesta etapa é fundamental alinhar os objetivos da empresa com as características do público definido, para que não haja uma quebra de expectativas.

O importante neste processo é manter o equilíbrio em dificuldade e nível de exigência do jogo. Tarefas fáceis demais podem diminuir o engajamento enquanto que as mais complexas podem diminuir a taxa de participação dos usuários.

Uma dica importante aqui é: use recompensas proporcionais a cada nível, de acordo com o grau de dificuldade da conquista.

Parcerias especializadas

A escolha de um parceiro para a implementação da gamificação é um dos pontos cruciais no processo. Busque referência de empresas com portfólio comprovado e que ofereça suporte de qualidade para rápida resolução de problemas.

Divulgação e incentivo

É hora de divulgar a nova plataforma para o público definido anteriormente!

Aqui, o importante é ser claro. Mostrar sobre o que se trata a plataforma, quais os objetivos e resultados esperados.

Não só a divulgação é importante, como também a manutenção da comunicação, que incentive o usuário a continuar na sua jornada com alto nível de aprendizado, motivação e produtividade.

Monitoramento constante

Aproveitar ao máximo os dados que a plataforma oferece é o maior diferencial no uso da gamificação em empresas.

Através dos indicadores é possível identificar níveis de engajamento, além de bons e maus desempenhos, podendo assim, oferecer feedbacks para o crescimento dos indivíduos.

Mensuração de resultados

Por fim, como todo jogo tem um final, estude todos os resultados apresentados ao fim da jornada do público definido. Entenda se as metas foram batidas, quais os ensinamentos que a gamificação proporcionou para aquele conjunto de colaboradores e o que ainda pode ser melhorado em uma nova experiência.

Um play na inovação

A gamificação faz parte de estratégias que causam grandes impactos positivos em equipes e favorece o crescimento profissional individual e coletivo.

Ela acelera resultados e contribui para o aumento da produtividade e qualidade da entrega de serviços. Além, claro, de incentivar a competição saudável e criar um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Quer saber mais sobre gamificação? Conheça a Gamefic!  

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER