Avatar

escrito por:
rubens

publicado em:
17 set 2020

Employee Experience: você sabe o que é?

O funcionários são a alma de todo negócio. E é por isso que as empresas estão voltando sua atenção para o employee experience. Mas o que é exatamente a experiência do funcionário?

De acordo com Bersin, employee experience é “a soma total de todos os pontos de contato que um funcionário tem com seu empregador”. 

Pensando sobre o ponto de vista do funcionário, o employee experience (EX) descreve suas impressões sobre o que acontece com ele durante o relacionamento com o empregador. 

Do ponto de vista do dono do negócio, a experiência do funcionário inclui vários processos e sistemas que podem ser usados ??para otimizar os métodos que os funcionários utilizam para realizar o seu trabalho.

O futuro da experiência do funcionário

A experiência dos funcionários está evoluindo, passando de uma situação em que o RH da empresa se encarregava de tudo relacionado a recompensas (salários e benefícios), treinamento e desenvolvimento de carreira, engajamento dos funcionários e cultura da empresa

Os colaboradores estão buscando uma experiência diferente no ambiente de trabalho.

Por isso, funcionários que estão à procura de trabalho estão considerando como a aceitação de um cargo afetará seu estilo de vida. Eles querem saber se a empresa  oferecerá um emprego significativo, com oportunidades de crescimento e um ambiente onde todos são tratados com justiça e respeito.

O funcionário deseja se sentir reconhecido, valorizado e apreciado por seu trabalho. Também é importante que os colaboradores possam confiar em seus gestores e terem um ambiente de trabalho favorável.

Por que focar na experiência do funcionário?

Se você é um gerente ou proprietário de uma empresa, pode estar se perguntando por que a experiência do funcionário é importante? Isso faz sentido. Afinal, você já tem vários outros problemas ou questões com os quais precisa lidar. A última coisa que você quer colocar no seu prato (que já está transbordando) é outra coisa que precisa ser cuidada. No entanto, existem algumas razões convincentes pelas quais o gerenciamento da experiência do funcionário é importante .

Reduz a rotatividade de funcionários

Funcionários engajados e valorizados têm menos probabilidade de mudar de emprego e se sentem estimulados a se dedicar mais em suas tarefas.

A produtividade aumenta

À medida que os funcionários se empenham mais emocionalmente na empresa, é provável que encontrem maneiras mais eficientes de desempenhar suas funções. Como resultado, a produtividade geral dos funcionários aumenta.

Os níveis de absenteísmo caem

Uma pessoa que sente que não é valorizada no trabalho pode não sentir que ir trabalhar todos os dias é uma prioridade. Uma vez que os funcionários se sintam parte de uma equipe, eles desejarão trabalhar.

Compartilham suas experiências com outras pessoas

Hoje, informações sobre empresas podem ser encontradas nas mídias sociais. As pessoas estão curiosas para saber quais empresas são boas para se trabalhar e quais devem ser evitadas. Por isso, ignorar a experiência do funcionário é uma receita para alta rotatividade e péssima reputação para a empresa.

Como a gamificação pode melhorar o employee experience?

A gamificação, como solução de engajamento e desempenho, fornece ferramentas de que você precisa para criar uma experiência positiva para os funcionários, incentivando engajamento, construindo uma cultura de capacitação e aumentando a produtividade.

A gamificação pode ajudar a construir uma experiência positiva do funcionário, em alguns pontos como:

Trabalho em equipe

Uma cultura baseada em equipe é a base para uma excelente experiência do funcionário. A gamificação pode estimular o trabalho em equipe, acompanhando e recompensando a colaboração.

Reconhecimento

A Gamefic pode melhorar a experiência do funcionário, fornecendo ferramentas para reconhecer e recompensar as realizações dos colaboradores, além de inspirar produtividade, aprendizado e progresso.

Capacitação

Funcionários capacitados têm maior probabilidade de ter uma experiência positiva no local de trabalho, e um programa de gamificação bem elaborado fornecerá aos trabalhadores flexibilidade para realizar as tarefas e autonomia com responsabilidade, mantendo-os produtivos e sob controle.

Foco

Manter um senso de propósito é crucial para melhorar a experiência de seus funcionários. Os trabalhadores ficam mais satisfeitos quando estão aprimorando suas habilidades e trabalhando em prol de objetivos comuns. 

A gamificação ajuda a cultivar o senso de propósito de seus funcionários, quantificando seu progresso à medida que eles desenvolvem novas competências e assumem maior responsabilidade no local de trabalho.

Pensando em investir na experiência de seus colaboradores? Utilize a Gamefic como sua aliada e faça um teste grátis.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER