escrito por:
rubens

publicado em:
13 out 2020

Como a transformação digital pode evoluir o relacionamento entre você e sua equipe

Cada vez mais a tecnologia tem ajudado organizações a evoluir processos e relacionamentos. As ferramentas aproximam pessoas, organizam tarefas e dão mais controle e autonomia para gestores e colaboradores.

Contudo, é necessário um esforço coletivo para a compreensão e utilização correta dessas inovações dentro das empresas. Afinal, quanto mais se consegue extrair seus benefícios, mais resultados serão notados. 

Então: o que é a transformação digital?

A transformação digital, em resumo, é a utilização de tecnologias que visam a melhoria na entrega de experiências de produtos e serviços para os clientes.

Ela também significa uma era de novos pensamentos e práticas em relação a negócios. Ou seja, é a melhoria de processos, pensamentos e até da cultura organizacional de uma empresa.

Por fim e não menos importante, é uma revolução no relacionamento entre pessoas dentro de uma organização. Essa nova mentalidade dá mais dinâmica para a execução de tarefas e ganhos significativos para a comunicação entre gestores e equipes. 

É a abertura de uma porta para o caminho da inovação.

Tá, mas quais são os impactos imediatos da transformação digital?

Inicialmente, a transformação digital é um passo para a sobrevivência no mercado, que está cada vez mais disputado. A competitividade aumenta e só quem inova conquista seu espaço.

Essa mudança impacta na necessidade de adaptações, algumas delas são:

  • Novo formato de gestão de pessoas
  • Novos modelos de negócios
  •   Modificação da cultura organizacional
  • Novos processos
  • Criação de novos cargos dentro da nova cultura

O processo envolve muito planejamento e estratégia. O importante é que seja feito de forma harmônica e conjunta com toda a organização para evitar conflitos.

Quais os benefícios da transformação digital?

Toda melhoria traz novos benefícios para uma organização. Com a transformação digital não é diferente. Os ganhos são:

Comunicação mais efetiva

Hoje, existem diversos softwares que ajudam na organização e distribuição de tarefas. Desta forma, todo o processo evolui, sendo possível acompanhar em tempo real o andamento dos projetos e seus envolvidos.

Ferramentas como estas ainda dão a oportunidade de melhoria do processo de feedback, o que contribui para o crescimento das equipes. Uma estratégia fundamental para a melhoria da cultura de feedback é a gamificação, como já falamos aqui.

O relacionamento também apresentará melhorias. Uma vez que é possível criar salas de reuniões virtuais a qualquer momento, as pessoas dialogam e tendem a se aproximar mais, o que cria um ambiente mais saudável. Essas ferramentas são poderosas para a gestão à distância, o que virou rotina em tempos de pandemia.

Boa comunicação = engajamento e satisfação

A rotina de trabalho é toda modificada, ganha uma nova dinâmica e motiva os colaboradores. A criação de novos cargos é um potencializador disto, uma vez que terão novas oportunidades de crescimento na organização.

Um ambiente organizado, com processos bem definidos e dinâmico colaboram para a satisfação do colaborador, um relacionamento melhor com seus colegas e gestores e o aumento na entrega e produtividade.

Relações de autonomia e confiança

Os processos mais claros dão a possibilidade de os colaboradores agirem com mais autonomia, construindo uma relação maior de confiança entre líderes e times.

O colaborador se sente mais capacitado e se desafia a evoluir cada vez mais as práticas e entendimento de todo o processo da organização.

Por que fazer a transformação digital agora?

Como dissemos antes neste texto, a competitividade do mercado cresce a cada dia. A evolução deixou de ser uma escolha e agora é necessidade e sobrevivência.

Vimos que a transformação digital é capaz de trazer melhorias não só para os processos da empresa, mas também para a relação entre as pessoas que fazem parte dela.

A velocidade com que a tecnologia muda é bem mais acelerada que antigamente. Portanto, é preciso acompanhar essa evolução e incentivar todos dentro da organização a seguir o mesmo caminho. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


NEWSLETTER