escrito por:
rubens

publicado em:
24 ago 2020

Call Center: aumente a produtividade com a gamificação

Vários negócios têm investido no uso da gamificação, inclusive o call center. A lógica dos games vem sendo implementada no setor empresarial para aumentar o engajamento e a motivação de seus profissionais. E não é só isso. A gamificação transforma a rotina de trabalho, que em muitos casos pode ser cansativa e estressante, em algo mais lúdico e divertido.

O trabalho em call center é considerado como um dos trabalhos mais estressantes da atualidade. Por isso, o setor de atendimento ao cliente deve ser estimulado constantemente para manter o engajamento e a motivação de seus colaboradores. E é assim que a gamificação faz toda a diferença

Com a gamificação, o funcionário muitas vezes nem percebe que está envolvido em uma rede de estratégias gamificadas, ele apenas se sente motivado a fazer mais.

4 passos para gamificar o call center

Antes de mais nada, para se ter sucesso na aplicação da gamificação é preciso definir quais os KPIs (indicadores de desempenho) de maior relevância dentro de cada cenário. Além disso, utilizar as métricas dos jogos para motivar a geração de resultados também é uma boa sacada para as empresas de call center para melhorar a qualidade do atendimento e diminuir o turnover.

Quer aumentar a produtividade no call center? Veja como gamificar o teleatendimento:

Entendimento

Por meio de uma interface interessante e lúdica, é possível conduzir o jogador para realizar as tarefas necessárias. Por isso, seu jogo precisa ser interativo e de fácil entendimento. As regras do jogo, assim como os seus indicadores, precisam estar claras para todos os seus funcionários, pois do contrário eles irão ignorar a sua iniciativa.  

Resultados

Demonstrar os resultados individuais e da equipe por meio do game pode ser mais agradável ao player. As planilhas de performance, comuns de serem compartilhadas nas equipes, são muita das vezes chatas e cansativas de serem consultadas. 

Com a gamificação é possível elencar esses resultados de uma forma mais lúdica à equipe. Não pense que as planilhas serão extintas. Elas continuarão disponíveis para análises gerenciais. Porém, ao demonstrar por meio do game e em tempo real o desempenho dos colaboradores, é possível conseguir motivá-los a se superarem e alcançarem a performance esperada.

Incentivos

Plataformas de gestão de pessoas gamificadas, como a Gamefic, são capazes de oferecer feedback em tempo real aos jogadores. Dessa forma, o colaborador entende o porquê de seus resultados, e é direcionado a trabalhar pontos específicos, através de treinamentos e capacitações, e melhorar nos próximos atendimentos.

Parabenizações

Com o intuito de promover a competição saudável entre os membros da equipe, é possível também ranquear os resultados. Assim, o reconhecimento dos melhores desempenhos é realizado.

Dentro dessa ideia também está a premiação por metas alcançadas. É possível utilizar esta técnica para gerar engajamento nos seus funcionários. Para isso, divulgue as recompensas e premiações que serão oferecidas a quem cumprir determinadas metas.

Viu como a gamificação pode aumentar a produtividade do call center? Então, que tal fazer um teste? Teste grátis a Gamefic e saiba como engajar colaboradores, incentivar a competitividade e a cooperação, criar metas alcançáveis e, por fim, ter um time vencedor!

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